Por que o Prêmio Colunistas é diferente ?

A segmentação de mídias e abrangência do prêmio são os grandes diferenciais do Prêmio Colunistas.

A maioria dos prêmios de propaganda limitam a inscrição a apenas uma área de mídia. Exemplo: Profissionais do Ano (televisão), Central de Outdoor (outdoor), Prêmio ANJ (jornal), Prêmio Abril (revista).

Já o Prêmio Colunistas oferece oito alternativas de mídia, além de formatos específicos. Podem ser inscritos trabalhos criados e veiculados em qualquer veículo: anúncios, spots e jingles, comerciais, outdoors, busdoor, mídias alternativas, banners e peças digitais, campanhas.

Quanto a abrangência, o Prêmio Colunistas Norte e Nordeste abrange os estados de Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Tocantins.

Veja mais no regulamento : www.colunistas.com

Como se candidatar ao título de Agência do Ano

O regulamento do Prêmio Colunistas prevé a candidatura das agências e profissionais aos Grandes Prêmios: Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional do Ano, Veículo do Ano, Anunciante do Ano.

Os interessados devem enviar para a coordenação do prêmio uma exposição de motivos, no caso da regional Norte e Nordeste, em seis vias, para avaliação dos jurados.

Um exemplo: Para Agência do Ano recomenda-se mostrar o crescimento da agência, conquista de clientes, premiações obtidas no período, destaques na mídia...

Para maiores informações siga este link http://www.colunistas.com/propaganda/pr2010_regulamento.html#VIII

Oportunidade para agências web

A mídia digital é um dos pontos altos do regulamento do Prêmio Colunistas deste ano. As agências web podem inscrever banners, popups, layers e peças digitais de outros formatos.

Também podem ser inscritos home-pages e hot-sites, desenvolvidos por agências web e ainda trabalhos especializados previstos pelo regulamento, na área de apresentações especiais : Melhor aproveitamento de mídia digital (internet e móbile), peça publicitária interativa e viral são as opções.

http://www.colunistas.com/propaganda/pr2010_regulamento.html

Como inscrever as peças
Baixe e execute o programa disponível nas versões EXE e ZIP. E siga as instruções. http://www.colunistas.com/propaganda/pr2010.html

Um comercial em defesa do meio ambiente...

Comercial “Cova”, criado pela Agência Propeg, que conquistou medalha de ouro no Prêmio Colunistas Regional e Nacional na Década de 80.

Faltam 10 dias para o fim das inscrições

Faltam 10 dias para o fim das inscrições do Prêmio Colunistas Norte e Nordeste 2010. As agências de propaganda tradicionais e também as agências de mídia digital que ainda não se inscreveram, têm até o dia 30 deste mês.

No prêmio podem ser inscritos trabalhos criados e veiculados a partir de 1 de janeiro de 2009 até 15 de julho de 2010 numa de suas nove áreas (Televisão e Cinema;Rádio;Mídia Impressa; Mídia Exterior;Mídia Digital; Mídia Alternativa; Cases e Mídias Integradas; Websites e Apresentações Especiais), divididas em mais de 40 categorias.

Entre as novidades deste ano estão as categorias Peça Publicitária Viral, Comercial de baixo custo de produção, Cases e Comunicação Integrada.

Confira o regulamento e faça sua inscrição: clique aqui!

Siga-nos no twitter: @colunistas2010

Um outdoor premiado em 2007


CATEGORIA: Alimentos

OURO: "Cabeças Vão Rolar", da MOTA para Boi do Sertão / Restaurante temático. Direção de Criação: Orlando Mota. Redação: Orlando Mota. Direção de Arte: Tadeu Marinho. Produção Gráfica: Sebastião Filgueiras. Mídia: Adriano Gonçalves. Atendimento: Marina Moraes e Priscila Joca. Aprovação: Moacir Gonçalves.

Nesse ano de 2007 a Mota foi a agência que mais ganhou prêmios nessa área de mídia exterior. Ao todo foram três medalhas, sendo dois ouros e um bronze.

Viral é novidade no Prêmio Colunistas Norte e Nordeste 2010!

Uma das novidades do Prêmio Colunistas Norte e Nordeste deste ano é a categoria Peça Publicitária Viral, que abriga trabalhos publicitários que se propagaram na internet através de emails e redes sociais com o intuito de divulgar a marca de uma empresa ou instituição, de forma rápida como um vírus.

Além de virais podem ser inscritas outras peças publicitárias interativas, websites, banners, pop-ups e layers.

Confira o regulamento e veja as categorias para inscrição: clique aqui!

Tire suas dúvidas sobre as categorias

Você tem dúvidas em qual categoria do Prêmio Colunistas Norte e Nordeste 2010 seu trabalho se enquadra? Então clique aqui e confira a Relação de Categorias e Seus Produtos, uma descrição minuciosa de cada item, para sua orientação.

Por exemplo: você sabe onde enquadrar um comercial de um restaurante? Em Alimentos? Lazer e entretenimento? Não. Em Varejo de Pequeno e Médio Porte, junto com armarinhos; bares; bazares; butiques; delicatessen; farmácias e drogarias; lanchonetes e fast food; lojas de conveniência, dentre outros.

São 44 categorias de produtos e serviços para consulta.

Para mais informações siga-nos também pelo twitter: @colunistas2010

Uma historinha de amor...

O Comercial que hoje postamos neste espaço é um dos filmes premiados com Grand-Prix no Prêmio Colunistas Regional que obteve maior repercussão no Brasil e também valorizado pelos júris internacionais, premiado com Leão de Ouro no Festival de Cannes de 1981. A escolha da trilha é o ponto alto deste trabalho, a sua adequação ao produto. Filme criado pela DM9 de Duda Mendonça com produção da PPR.

Assista:

Como inscrever peças de Mídia Digital e Websites

As agências de propaganda tradicionais e também as agências de mídia digital podem inscrever seus trabalhos veiculados na internet, como banners, popups e layers na área de “Mídia Digital”. Além disso, as peças que divulgam sites de empresas e instituições na internet também podem ser inscritas, na área de “Websites”.

Na inscrição, as peças de mídia digital devem ser inseridas no formato HTML.Para Websites deve ser indicado uma URL (endereço de internet) para que os jurados assistam ao trabalho.

Para mais informações consulte o regulamento. Clique aqui!

Siga-nos também no twitter: @colunistas2010

Um comercial premiadíssimo

Um comercial da DM9 conquistou o Grand-Prix do Prêmio Colunistas Regional de 1984. Criado por Duda Mendonça, com produção da Blow-Up, o filme intitulado “Ladrão” se passa num clima de suspense à Alfred Hitschot.

Além do GP do Colunistas o comercial da Anapion foi premiado no Festival de Gramado, Festival Brasileiro de Publicidade, e também brilhou no exterior, conquistando medalha de ouro no Festival de Nova Iorque e Leão de prata no Festival de Cannes.

Assista:

Faltam apenas 15 dias para o fim das inscrições...

Faltam apenas 15 dias para o encerramento das inscrições do Prêmio Colunistas Norte e Nordeste 2010. As agências de propaganda tradicionais e também as agências de mídia digital têm até o dia 30 deste mês para se inscrever.

No prêmio podem ser inscritos trabalhos criados e veiculados a partir de 1 de janeiro de 2009 até 15 de julho de 2010, nas áreas de Televisão e Cinema;Rádio;Mídia Impressa; Mídia Exterior;Mídia Digital; Mídia Alternativa; Cases e Mídias Integradas; Websites e Apresentações Especiais.

Confira o regulamento e faça sua inscrição aqui!

Siga-nos também no Twitter: @colunistas2010

Abril Pro Rock. Ouro no Colunistas 2003

O comercial que hoje postamos neste espaço é um de uma série de três (Ciranda, Pop e Punk) criados pela agência pernambucana Ampla para o Nave/Abril Pro Rock. A campanha foi premiada com medalha de ouro no Prêmio Colunistas Norte e Nordeste de 2003.

Confira a ficha técnica e assista o vídeo:

Direção de Criação: Ricardo Rique. Redação: Renata Gusmão. Direção de Arte: Ricardo Rique. Produtora de Filme: Videoteipe. Produtora de Áudio: Muzak. Direção do Comercial: Zé Eduardo Miglioli. Atendimento: Queiroz Filho, Aguinaldo Viriato, Ludmila Marques. Aprovação: Melina Hickson, Paulo André Pires, Sonally Pires.

Comercial de baixo custo...

Uma das novidades do Prêmio Colunistas Propaganda deste ano é a categoria “Comercial de baixo custo de produção” que faz parte da área 9 de Apresentações Especiais. Confira no regulamento : www.colunistas.com/propaganda/pr2010_regulamento.html

A intenção é estimular e valorizar os comerciais realizados com uma verba limitada, mas que tem uma idéia forte.

Uma campanha pioneira no varejo

Em 1979 uma campanha de varejo, criada e veiculada na Bahia, quebrou os paradigmas até então vigentes para o segmento, introduzindo o formato de clipping que depois se tornaria um padrão para a propaganda de lojas departamentos e shopping centers em datas promocionais. A referida campanha, criada pela Propeg, conquistou medalha de ouro no Prêmio Colunistas regional e também no Prêmio Colunistas nacional.

Campanha gravada com recursos de videotape, em estúdio; o comercial aqui apresentado com a participação de dois astros da TV: Wilza Carla e o Grande Otelo.

Assim começou o Prêmio Colunistas...


Em 1968 os três rapazes da foto, Armando Ferrentini e Eloy Simões em pé, Cícero Silveira sentado, reuniam-se para avaliar uma centena de trabalhos inscritos pelas agências de São Paulo. Nascia o Prêmio Colunistas, então com o aval dos três jornais paulistanos, onde os pioneiros aqui referidos assinavam colunas (dai a denominação) sobre publicidade, e mais o endosso da revista Propaganda que solicitava que as indicações também “fossem feitas em seu nome”. Quatro anos depois o Prêmio já tinha grande representatividade, maior abrangência e um logo (letras desenhadas em estilo gótico) criado pelo Diretor de Arte da DPZ Fransces Petit que também rabiscou um troféu, produzido em acrílico.

Outros prêmios surgiram no seu encalço, ou com a intenção de confronto (a exemplo do Anuário do CCSP), mas somente após o III Congresso Brasileiro de Propaganda é que as premiações se multiplicam pelo Brasil afora com modelos os mais diversos. O Prêmio Colunistas não foi o primeiro premio da propaganda, outros o precederam, desde a década de 50, iniciativas da revista Publicidade e Negócios-PN e da ESPM também, mas foi o prêmio que primeiro enxergou o continente Brasil, desde 1974 promovendo os júris regionais. E a partir de 82 quando deixou de ter o formato de prêmios por categoria de mídia para assumir o do Festival de Cannes por categoria de produto, o mais abrangente, também, em relação à diversidade. Na versão 2007, recém concluída, realizou oito (8) regionais e avaliou em torno de 5.000 trabalhos. O Prêmio Colunistas foi também pioneiro no desenvolvimento de um software específico (criado por Márcio Ehrlich) de premiação, já em uso em finais da década de 70. Você deve estar curioso para saber qual a agência mais premiada nos 40 anos do Prêmio Colunistas. Mas isto é assunto para outro post; digamos que DPZ e Almap, uma delas lidera o ranking.

Fonte: Almanaque da Comunicação

Trabalhos veiculados até 15 deste mês...

  • O regulamento não detalha as datas de veiculação dos trabalhos para participação no Prêmio Colunistas e esta costuma ser uma dúvida freqüente.
  • No Prêmio Colunistas Norte e Nordeste podem ser inscritos trabalhos criados e veiculados a partir de 1 de janeiro de 2009, até 15 de julho de 2010.
  • É importante verificar que as peças referentes a 2009 não tenham sido inscritas na versão anterior do prêmio.

Eletrocardiograma

Este vídeo conquistou o Grand-Prix de Comercial do Ano no Prêmio Colunistas Norte e Nordeste, produção simples com uma idéia forte, que encantou os jurados. Década de 90.

A criação foi do Edson Martins (Hoje sócio da Marpet e presidente da Abap/Pe) para a agência baiana Propeg.

Assista ao filme:

Dez procedimentos para uma boa inscrição...

  1. Entre no site oficial do Prêmio: http://www.colunistas.com/
  2. Na parte superior da “home” clique na opção PROPAGANDA.
  3. Na página interna clique na opção “ clique aqui para participar...”
  4. Leia com atenção o regulamento
  5. Leia a relação de categorias para enquadrar corretamente os seus trabalhos
  6. Não está no regulamento, mas fique sabendo as inscrições vão até 31 de julho
  7. Também não está no regulamento. Podem ser inscritos trabalhos veiculados até 15/07/2010
  8. Baixe o software de inscrição nas versões EXE ou ZIP
  9. Inicie a inscrição cadastrando a agência.
  10. Em seguida cadastre os trabalhos, um a um.

Siga-nos no Twitter : @colunistas2010

Quanto dura o julgamento do Prêmio Colunistas ?



Muita gente tem curiosidade quanto ao tempo de duração do julgamento do Prêmio Colunistas. Hoje com a tecnologia disponível, com boa parte do material digitalizado, o júri demora em torno de 10 horas para fazer a escolha dos melhores trabalhos, nesse período incluído o almoço.

Mas já houve um tempo em que o júri se reunia dois dias para dar conta do recado. Ou, então empreendia uma verdadeira maratona. Aconteceu uma vez em Belém, na década de 90. Os trabalhos começaram às 9:00 horas da manhã e terminaram às 4:00 da manhã do dia seguinte. Todo mundo estourado.

Siga-nos no twitter @colunistas2010

O redator que chorava

Em 1981 o Prêmio Colunistas regional premiou com medalha de ouro um comercial que marcou a estréia da atriz Giulia Gam, então com 14 anos de idade, um dos mais premiados comerciais baianos de todos os tempos, inclusive no Clio Awards e Lions Cannes, dentre outros festivais. Uma criação de Carlos Verçosa e Almir Fonseca da Denver Propaganda.

Segundo testemunhas Almir chorava, inconsolado, batendo com raiva na máquina de escrever, pois não conseguia criar a peça que o cliente queria com roteiro pronto para esse dia. Os colegas acompanhavam o seu sofrimento até que alguém, comovido, perguntou:

- o que está acontecendo? Posso ajudar?
- Não tenho nenhuma idéia na cabeça.
- E o que diz o briefing?
- Que briefing? Esqueci de abrir o envelope.

A história é real. Almir leu o briefing, entendeu a solicitação do cliente, escreveu o roteiro que Verçosa, mais experiente, detalhou e levou para a Uggla Filmes realizar.

Assista o filme

Uma dica sobre anúncios de oportunidade

Uma das dúvidas mais freqüentes das agências é em relação aos anúncios de oportunidade, uma das categorias mais concorridas do prêmio.

Anúncio de oportunidade é aquele anúncio criado a partir de um acontecimento não previsto que repercutiu na mídia. Exemplo : O povo que adivinha os resultados da Copa do Mundo.
Anúncios de fatos previsíveis não são anúncios de oportunidade. São anúncios de datas. Exemplo: Um anúncio de uma rede de cosméticos para afro-descendentes, veiculado no Dia da Consciência Negra.

É bom ficar atento para o sentido da categoria e não se confundir na hora da inscrição. Visite nosso site: http://www.colunistas.com/

Prazo do colunistas é 31 de julho

O prazo para as inscrições no Prêmio Colunistas de Propaganda Norte e Nordeste é 31 deste mês.

Ao consultar nosso site http://www.colunistas.com/ abra o link PROPAGANDA e consulte o regulamento e a relação de categorias. Não confundir com as abas PROMOÇÃO e DESIGN

Inscrições abertas



Durante todo o mês de julho as agências de propaganda tradicionais e também as agências de mídia digital poderão fazer as suas inscrições no Prêmio Colunistas Norte e Nordeste 2010.
È fácil. O regulamento e procedimentos, incluindo o download do programa de inscrição, estão disponíveis no site oficial da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda/Abracomp: http://www.colunistas.com/

Informações adicionais? Ligue para nós pelo 071-3289-5010 e 3379-6068. Procure Nelson, ou Mônica.

Noticias atualizadas? Siga-nos no twitter: @colunistas2010

Novidades

O regulamento do Prêmio Colunistas 2010 está com duas novidades. Uma delas é a categoria “Melhor comercial de baixo custo de produção” da área de apresentações especiais. A outra é a nova área de “cases de comunicação integrada”. Ou seja, campanhas que utilizam várias mídias; junto com elas as agências devem apresentar um breve relato dos objetivos, estratégia e se possível resultados.

Veja o regulamento completo e a descrição de produtos e serviços (tire suas dúvidas) que fazem parte das respectivas categorias no site www.colunistas.com

Quem pode ser agência do Ano ?

Qualquer agência de propaganda sediada na região poderá se candidatar ao título de Agência do Ano. O regulamento prevê “os interessados encaminharem solicitação com justificativas por escrito à Secretaria do concurso na sua região”. Veja regulamento no www.colunistas.com

Vale também para os títulos de Publicitário do Ano, Profissional do Ano, Veículo do Ano e Anunciante do Ano.

A solicitação é justificativas devem ser encaminhadas em seis vias, relacionando a performance das empresas, ou profissionais no exercício de 2009/2010.

Siga-nos no twitter: @colunistas2010

Veja a relação de agências que já conquistaram o título de Agência do Ano no Prêmio Colunistas regional:

Bahia
D&E, DM9, DS2000, Engenhonovo, Idéia 3, Pejota, Propeg, Publivendas

Pernambuco
Ampla, Gruponove, Italo Bianchi, Level

Ceará
Mota, Scala

Pará
Galvão, Mendes

Maranhão
Imagine

Os vencedores do Colunistas 2009

Veja as fotos da premiação realizada no restaurante Amado, a beira-mar da Avenida Contorno de Salvador.

Propeg recebeu o título de Agência do Ano

A turma do Armazém Paraíba com os diretores da agência Suceso de Teresina


O criativo e empresário Orlando Mota de Fortaleza recebeu o diploma de Profissional do Ano

Arturo Arruda Câmara, Diretor da ART&C de Natal. Publicitário do Ano.